CONSTELAÇÃO FAMILIAR SITÊMICA E TERAPIA SISTÊMICA INDIVIDUAL

De acordo com Jakob Schneider em seu livro “Origem, destino, e liberdade”, as constelações familiares podem ser experimentadas como uma grande ajuda para muitas pessoas que querem ficar em paz com sua própria história de vida e com a história de seus vínculos familiares. Soluções podem ser encontradas ou, pelo menos, ter sua pressão reduzida.

As constelações são um trabalho de reconciliação que pode ajudar na identificação de entraves que atrapalham o alcance das soluções no nosso sistema para que fiquemos em ordem e algo venha à luz!

A constelação familiar sistêmica mostra ao constelado algo que está oculto, e então se pode encontrar uma solução para a vida! Isso não significa que a constelação em si seja realmente uma solução, já que a cura vai depender de como o ser que acaba de constelar vai lidar com a informação que lhe foi revelada.

Se a pessoa já tiver inteligência sistêmica pode conseguir uma cura permanente mais rápida, mas tudo vai depender do tempo, da força, e de como o que foi revelado é percebido por cada um.

A constelação familiar sistêmica se difere da terapia sistêmica individual. Embora ambas usem os princípios sistêmicos, são formatadas de maneira diferente:

Usando uma analogia simplista, a constelação é o “ato cirúrgico”, quando você tem um TEMA e busca trazer à tona compreensões mais abrangentes a respeito dele, para então encontrar alguma solução. Pode ser percebido algo que esteja oculto e se revele nas representações. Já na terapia sistêmica, você trata sua queixa em uma quantidade de sessões individuais e, se for pertinente, constela determinado tema. Ou seja, nós decidimos, juntos, a necessidade e o ganho que a constelação trará para o seu tratamento.

Durante a constelação eu te conduzo humildemente, para que a sua dor mais profunda emerja à superfície de maneira simples e clara. Se for encontrada uma solução ali, no ato, melhor ainda. O decisivo neste tipo de trabalho é que o terapeuta não é tão importante, pois o que age ou ocasiona algo é a realidade de quem se colocou na posição para constelar.

Olha –se e vê! Dependendo da sua segurança e da sua força tudo caminha para o bem maior. É impressionante o que acontece nas constelações, as forças que atuam na alma de cada um, e o quão isso pode se tornar benéfico na vida das pessoas!

A PRÁTICA SISTÊMICA

O efeito curativo da prática sistêmica foi muito benéfico na minha vida pessoal, familiar e social, me redirecionando, após estudos e vivências, para o servir, para o aconselhamento através dessa abordagem. Por isso é uma honra para mim poder servir você e estar em paz comigo mesma, com muita clareza de ter uma boa postura, por ter evoluído neste patamar de propósito de alma. 

A abordagem sistêmica e a constelação familiar são de grande valia para transformar a vida das pessoas quando trabalhadas com conhecimento, seriedade, e a imprescindível “BOA POSTURA” que é pautada em 4 pilares da neutralidade perceptiva:

sem julgamento;

sem medo;

sem conhecimento prévio; e 

sem intenção futura. 

A nossa alma tem profunda necessidade de ficar livre de culpa, bem como de estar em harmonia com as ordens do amor. Portanto, as compreensões que essa inteligência nos traz, podem direcionar os movimentos da alma rumo à solução, à paz, e ao reconhecimento de que todos os pertencentes foram incluídos ao sistema familiar.

“Aquele que não está em paz consigo mesmo perde o sentido da vida, e quem está em harmonia consigo e com sua família, encontra a realização!”  Bert Hellinger