As celebrações, desde tempos imemoriais, têm ocupado um papel valioso na experiência humana. Eu vim de uma família que adora celebrar, somos os autênticos “festeiros de plantão”, esperando uma data comemorativa para nos reunirmos e honrar meu avô paterno Milton Campos. Esta é uma boa herança que ele nos deixou de presente, em seu leito de morte, pediu gentilmente para todos nós mantermos esta tradição familiar. E assim continuamos atendendo com muita alegria a este pedido do vovô, celebrando a vida em datas comemorativas que nos servem como momentos de reflexão, comunhão e REconhecimento.
As celebrações transcendem o tempo e o espaço, permitindo-nos criar vínculos simbólicos com o passado e o futuro, conectando-nos com nossas raízes e aspirações. Acho a colocação do filósofo chinês Confúcio belíssima, aquela em que ele enfatiza o papel das celebrações na promoção da harmonia e da ordem social, sabe?! E mais, as celebrações são ocasiões para fortalecer os laços familiares e comunitários, reforçando os valores de respeito, generosidade e virtude.
A celebração da Páscoa é uma tradição profundamente enraizada na história e na filosofia grego-romana que remonta a milênios atrás. Na antiguidade, os gregos e os romanos celebravam rituais de REnovação e REssurreição durante a primavera. Para eles, a Páscoa representava a passagem do inverno para a primavera, simbolizando o REnascimento da natureza e a REnovação da vida.
A páscoa é uma síntese de tradições antigas e crenças religiosas que une elementos da filosofia grego-romana com os ensinamentos do cristianismo, mas independentemente de qualquer crença, a mensagem de REnovação espiritual deve sempre nos acompanhar. É sobre buscar perceber realmente o respeito em honrar todos aqueles que morreram e puderam REnascer em nosso coração. É sobre sentir na alma os bons ensinamentos de Jesus, que nos instruiu com suas palavras de conforto para estarmos sempre conectados uns aos outros com amor, sem julgamentos!
Vamos aproveitar esta data como uma oportunidade para REflexão, expressão e conexão. Que seja com expressões de transcendência para uma consciência maior, com harmonia na busca do significado real da morte e da vida, no REnascer, no caminho que nos leva à REdenção e ao REsgate da humanidade.