Inteligência Sistêmica

Merecimento x Reconhecimento sob a abordagem sistêmica

Dentro de uma perspectiva sobre temas como reconhecimento e merecimento, muitas vezes, não alcançamos a real postura que está guardada no inconsciente, e assim, não acessamos esta profundidade para curar determinados comportamentos  que nos impedem de atingir prosperidade e sucesso. 

No contexto das relações familiares, o reconhecimento está ligado à nossa posição dentro do sistema familiar. Por exemplo, buscamos o reconhecimento dos pais, irmãos ou outros membros da família como sendo valiosos e importantes. No entanto, o reconhecimento muitas vezes está condicionado ao cumprimento de certas expectativas ou papéis dentro do sistema familiar. Isso pode criar um dilema, pois o indivíduo pode sentir que precisa se ajustar ou sacrificar partes de si mesmo para ser reconhecido, não percebendo a sua vida, que veio de graça pelos pais.

As pessoas são competentes intelectualmente, possuem boas profissões, trabalham bastante, mas não conseguem bom êxito. Por que será? Essa é uma dinâmica possível que as pessoas não conseguem perceber e evoluir para curá-la. E o que vem por detrás desta performance de comportamento?

Eis a REsolução que não quer calar, reconhecimento não significa, necessariamente, merecimento. Os pais nos mostram, pela primeira vez, o reconhecimento. E não é porque merecemos, eles nos enxergam gratuitamente, nos deram a vida e não tem nada mais valioso que a vida que recebemos deles. 

Nossa mãe nos conhece muito mais que nós mesmos, cá entre nós, ela vê uma pessoa que na maioria das vezes, não somos capazes de ver. Então, quando não tomamos este reconhecimento imerecido da mamãe e do papai, acabamos tendo que conquistar a admiração das pessoas, o reconhecimento dos outros, e isso nos custa muito caro. 

Vamos lá, mais uma vez… Quando não reconhecemos e não enxergamos o amor dos nossos pais, buscamos este amor fora, nas outras pessoas, é como se quiséssemos comprar o reconhecimento no câmbio. Quando acreditamos que o amor que recebemos de nossos pais não é o suficiente, buscamos “comprar em outros mercados”. Só que pagamos caro por isso, muitas vezes com a nossa própria saúde ou fracassando.

Reconhecimento significa você ser capaz de identificar quem você é, reconhecer seu próprio valor, e isso implica em REconhecer que você ganhou a sua vida dos seus pais. Não importa a forma que foi, você está vivo, pode respirar e deve honrá-los e agradecer por esta dádiva. Mas ficamos presos em acusações e exigências com nossos pais, querendo receber mais e mais, reclamando que o passado poderia ter sido diferente, mas a verdade é que não foi, e agora você pode reconhecer que recebeu a vida deles, está vivo e pode ser grato, e ainda construir o que é necessário. A vida é o maior bem que possuímos e esquecemos disso. A vida chegou até nós através deles, se não fossem nossos pais, não estaríamos vivos. Já parou pra pensar nisso? Consegue perceber a dimensão, a proporção que isso toma na sua vida?

Precisamos REconhecer isso, ser gratos, e tomar o que recebemos de graça, assim podemos seguir e conseguir mais e mais por nós mesmos, com a benção deles. Se não formos capazes de reconhecer a mãe e o pai que vivem dentro de nós, sem julgá-los, avançamos com muitas dificuldades, e isso quando avançamos. Muitas vezes ficamos estagnados na vida e nem conseguimos degustar das maravilhas que a vida pode nos oferecer. 

Por outro lado, o merecimento está relacionado à nossa capacidade de receber amor e apoio. No entanto, o merecimento muitas vezes é obscurecido por dinâmicas familiares complexas, como lealdades invisíveis, exclusões ou padrões de comportamento arraigados.

É comum ver que os membros do sistema têm dificuldades em se sentir merecedores de amor e felicidade, especialmente se estiverem carregando padrões familiares de exclusão, culpa ou sacrifício. O trabalho da inteligência sistêmica é trazer à luz esses padrões e permitir que você se REconecte com seu senso inato de merecimento, que você REdescubra quem você realmente é, e quem vive em você.

Em última instância, só é possível merecer algo se você REconhecer quem veio antes! Você vai merecer e sentir que merece o sucesso, a abundância, a prosperidade, a fluência da vida se e quando reconhecer, no amor, quem veio antes.

Então o merecimento vem depois do reconhecimento. A inteligência sistêmica nos lembra da importância de reconhecermos e respeitarmos nossas relações familiares, ao mesmo tempo em que buscamos liberar padrões que nos impedem de nos sentirmos merecedores de amor e felicidade. É um convite para nos REconectarmos com nossa essência e nos permitirmos receber tudo o que a vida tem a oferecer!

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *